Este relatório busca informar as atividades desenvolvidas nos Projetos de Aprendizagens, no decorrer do ano de 2.010, que contou com as orientações da coordenadora pedagógica Lenice Ferreira de M. Oliveira e da Professora formadora do CEFAPRO de Sinop Sara Cristina.
É com muita alegria e satisfação que relato o quanto é gratificante estar na função de coordenadora pedagógica, tendo ao meu lado um grupo de profissionais comprometidos e que acreditam na mudança e na melhoria da educação.
A maioria dos nossos professores foram contratados e esta situação não foi empecilho para que pudéssemos trabalhar com Projetos de Aprendizagens, os professores tiveram 100% de presença nos encontros de formação continuada e nas reuniões pedagógicas, onde realizamos planejamentos coletivo e definimos os encaminhamento das ações dos projetos.
Um dos objetivos do trabalho com Projetos de Aprendizagens foi proporcionar aos educandos a possibilidade de escolher o assunto que gostariam de aprender, desenvolver o hábito da pesquisa e investigação em ambientes informatizados de forma interdisciplinar, tendo todos os professores das diferentes disciplinas como parceiros. Para o desenvolvimento integral do grupo de alunos faz-se necessário criar um ambiente desafiador e aberto a questionamentos, que instigasse a curiosidade, mobilizasse seus conhecimentos, através da pesquisa foi possível construir o conhecimento sustentado pela diversidade de informações coletadas e comprovadas cientificamente.
Durante o desenvolvimento do Projetos de Aprendizagens houve a colaboração de especialistas, do técnico do laboratório e de pais.
Cabe salientar que o trabalho com Projetos de Aprendizagens não é fácil, porque não estamos habituados a trabalhar desta forma, entretanto por entender a importância que um projeto tem para o desenvolvimento da aprendizagem é que como educadores, em minha opinião, é muito válido trabalharmos com esta metodologia.
A aplicabilidade de um projeto é positiva tanto para o professor como para o aluno. Ambos crescem, o professor por constatar que seu aluno está envolvido no processo da construção da aprendizagem, o aluno porque aprende mais do que aprenderia como simples receptor de informações. A mera informação do livro didático ou o repasse de conteúdos prontos e acabados proporcionadas por muitas escolas passa a ser, no trabalho com PA, construção do conhecimento, aprendizagem significativa e contextualizadora, onde o educando é convidado a ser o sujeito que desenvolve capacidades e competências.
Assim, torna-se necessário que os professores tenham a segurança de que o Projeto de Aprendizagem é um trabalho sério onde o aluno pode estar pesquisando um conteúdo de ciências, e ao mesmo tempo aprendendo as demais disciplinas no próprio conteúdo (ao redigir suas idéias está treinando o português, ao verificar gráficos e porcentagens está trabalhando matemática, ao confeccionar livros e gibis estará praticando artes e assim sucessivamente). Com este entendimento os professores auxiliaram os alunos durante a etapa de pesquisa na escola, nas ruas, no laboratório de ciências, enfim onde foi possível buscar respostas para os seus questionamentos.
Este é o segundo ano que trabalhamos com esta metodologia e a cada ano percebo que estamos melhorando é possível notar a variedade de atividades realizada pelos alunos, mas como toda experiência é um processo, precisamos melhorar ainda mais, nosso objetivo é despertar o interesse e envolver todos os nossos alunos a aprendizagem.
Atividades realizadas:
· Pesquisas na INTERNET e na biblioteca;
· Leituras em jornais e revistas;
· Entrevistas nas ruas, na escola e com os pais;
· Elaboração de gráficos;
· Confecção de gibis e livrinhos de receitas;
· Construção de vários gêneros textuais, como: paródias e ofícios;
· Elaboração de cartazes e slides;
· Montagem de painéis;
· Visitas ao laboratório de Ciências da UNEMAT.
Palestras ministradas por médico, engenheiro, nutricionista e biólogo de acordo com os temas dos projetos
1ª fase II Ciclo Aparelho Circulatório Drº Marcelo Sanssoon
3ª fase II Ciclo Saúde do Corpo Drª Sara Zanol
2ª fase III Ciclo Construção da Quadra Poli-esportiva e Música Drº Iran Andreazza Sales.
1ª fase III Ciclo Orientação Sexual Profº Ilson Moreira
Parabéns...o compromisso de vocês com a educação me faz acreditar que a garantia da Educação pode ser a todos e com qualidade.
ResponderExcluirGrande abraço a todos.
Sara Cristina - Cefapro Sinop-Mt.
Parabéns...a Escola Alzira Maria pelo comprometimento por uma Educação Pública de qualidade.
ResponderExcluirAbraço.
Ilson Moreira - Projeto CienciAtividade-UNEMAT.