E. E. Prof Alzira Maria da Silva

E. E. Prof Alzira Maria da Silva

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ORIENTAÇÃO SEXUAL

Este projeto foi realizado pelos alunos da 1ª Fase do 3º Ciclo, da Escola Estadual
professora Alzira Maria da Silva com a orientação das professoras: Leila (língua portuguesa), Vanessa (Ciências), Rosimeri (Geografia) e Suzelei (Matemática).
Os alunos tiveram algumas curiosidades que os levaram a pesquisar o tema, citamos alguns:
    "Para aprender melhor sobre o Corpo Humano e sobre a sexualidade".
    "Esse assunto fará com que eu aprenda mais sobre a sexualidade, e conhecer melhor o corpo".
    "Gostaria de aprender e ter mais conhecimento sobre a AIDS, e sobre as doenças sexualmente transmissíveis".
    "Eu tenho curiosidade em saber mais sobre as relações sexuais e saber mais sobre o sexo"
    Realizamos leitura de textos referentes à história do namoro, dialogando e levantando os conhecimentos que os alunos tinham a respeito do tema abordado, em seguida elaboramos algumas perguntas para sanar as suas curiosidades e iniciarmos a realização do projeto.
  1. Em sua opinião, qual a idade certa pra namorar?
  2. Você acha do casamento nos dias de hoje?
  3. Você recebeu orientação de seus pais sobre a relação sexual?
  4. Você acha certo ter relação sexual no namoro?

     
    Essas perguntas tiveram intenção de sensibilizar nossos estudantes a pensarem no namoro como troca de sentimentos, e valorizar as pessoas.
    Os alunos fizeram uma pesquisa nas ruas da cidade de Colíder-Mt, entrevistando pessoas na faixa etária de idade entre 12 a 70 anos, após a coleta de dados, a professora de matemática trabalhou porcentagens, construções de gráficos manuais e no computador. Os alunos fizeram cartazes dos gráficos construídos manualmente de pizza e barra, que foram anexados nas paredes da escola, para que a comunidade escolar pudesse acompanhar o seu desempenho. Os gráficos seguintes foram feitos no computador para anexar ao seu projeto, e observar o resultado alcançado pelos alunos em suas entrevistas.

 
    Após observarmos o resultado da pesquisa iniciamos uma conversa sobre a sexualidade, o que eles pensavam a respeito da primeira relação sexual?
    Colhemos depoimentos de adolescentes sobre a primeira vez, os medos e os desejos de passar por essa etapa da vida. Realizamos a leitura oral coletiva, conversamos sobre textos lidos em sala de aula, de modo geral houve uma boa participação dos alunos, interagindo com os textos, observamos que as mesmas perguntas contidas no texto eram as dúvidas que muitos tinham em relação ao tema.
O que esta acontecendo com o meu corpo?
    Após falar sobre as transformações aparentes no corpo do adolescente, partimos para o sistema reprodutor, para que eles entendessem as transformações internas que ocorre nessa fase.
Aparelho Reprodutor Feminino

 

Aparelho Reprodutor Masculino:

 

    Essa aula foi muito proveitosa, num modo geral os alunos participaram, interagiram com diversas perguntas, demonstrando interesse nas imagens apresentadas.
    Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
    As DSTs, foram trabalhadas através de imagens para que os alunos pudessem identificar as conseqüências causadas por infecções genitais, observando no aspecto visual, para assim compreender melhor o tratamento e também o contágio pelo não uso de preservativos.
            Doenças que causa corrimentos:
Vaginose Bacteriana
  • Candidiase
  • Tricomoníase
  • Gonorréia
Doenças que causa feridas:
  • Cancro mole
  • Linfogranuloma venéreo
  • Donovanose
  • Herpes genital
  • Sífilis – Primária (cancro duro)
    Secundária
    Terciária ou Tardia (leva a morte e ataca os órgãos vitais)
    Congênita (passa de mãe para filho)
Doenças que causam verrugas:
  • Condiloma acuminado (crista de galo)
  • AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
  • HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)
Formas de Transmissão:
  • Sexo (vaginal, oral ou anal) sem a proteção da camisinha.
  • Da mãe infectada par o bebê, durante a gestação, no parto ou na amamentação.
  • Seringas compartilhadas
  • Objetos per furo
  • Transfusão com sangue infectado.
    Os alunos através deste projeto tomaram consciência da importância de ter um boa orientação sexual na família, na Igreja e Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores