E. E. Prof Alzira Maria da Silva

E. E. Prof Alzira Maria da Silva

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Projeto de Aprendizagem
Folclore


Profª Cleusa Braga de Almeida
2ª Fase do II Ciclo
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DO PRJETO

FOLCLORE
            Todos os anos a Escola Estadual Professora Alzira Maria da Silva, disponibiliza vários temas para executar um projeto que contemple o planejamento anual a ser realizados pelos os alunos para que sejam apresentados ao final do ano letivo. Porém o “5º ano A” período vespertino, sendo responsável a educadora Prof. Cleusa Braga de Almeida. Entre vários temas colocados à disposição dos alunos, portanto elegeram trabalhar com o “FOLCLORE MATOGROSSENSE” e de outras regiões. O Projeto Folclore tem como alvo buscar historia, costumes, lendas e que hoje já em desuso e dizeres que não é conhecida das nossas crianças. Portanto com a pesquisa feita com os familiares dos alunos obtivemos muitas informações até desconhecidas, por isso a história da humanidade e costumes deve sempre ser lembrada para não perder o simbolismo para as crianças e crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente. A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura e socializando com outras culturas, tornando assim mais rica..       
            Ao analisar em que momento o compartilhar de saberes acontece, podendo observar o quanto esses momentos se efetivam nas buscas através dos projetos de pesquisa, onde professor e alunos se integram e se envolvem para realização das atividades. Nesta proposta diferenciada, constata-se que o aluno tanto aprende quanto ensina, quando lhes são propostas atividades em grupo e eles fazem a escolha de temas de seu interesse. Com isso, trabalham mais motivados e encontram sentido no que estão pesquisando e transferindo conhecimento. Descobrindo que, no momento que buscam novas informações cruzam conhecimento em outros assuntos e automaticamente passam a ser autônomos em seus procedimentos juntos aos demais. Trabalhar com projetos pode parecer mais difícil por ser um processo interativo e inacabado; não tem receitas, nada está pronto, nem definido vai acontecendo em algumas vezes alteramos o roteiro por os alunos tomam outra direção com seus conhecimentos e indagações, confirmando assim os PCNs p. 45:

 A característica básica de um projeto é que ele tem um objetivo compartilhado por todos os envolvidos, que se expressa num produto final em função do quais todos trabalham. Além disso, os projetos permitem dispor do tempo de uma forma flexível, pois o tempo tem o tamanho necessário para conquistar o objetivo: pode ser de alguns dias ou de alguns meses. Quando são de longa duração têm ainda a vantagem adicional de permitir o planejamento de suas etapas com os alunos. São ocasiões em que eles podem tomar decisões sobre muitas questões: controlar o tempo, dividir e redimensionar as tarefas, avaliar os resultados em função do plano inicial, etc.

          É uma caminhada árdua que vai evoluindo passo a passo, em tempo e jeito próprios com os seus viveres de região e cultura diferentes porque temos vários alunos de outras regiões.  Observava a conversa deles sobre os personagens que região pertencia muito interesse no redigir textos e nos desenhos para confeccionar os gibis o diálogo quanto os personagens fazer ou não partes do folclore. Todas as incertezas e as angústias, vividas nos primeiros momentos do projeto foram compensadas pela alegria e satisfação de sentir que os alunos não apenas passaram pelo projeto ou uns dias de aulas, mas viveram intensamente a cada momento; interagiram, fizeram relações, construíram conhecimentos, cresceram e acima de tudo compartilharam seus saberes.
            O projeto Folclore proporcionou essa profunda avaliação quanto à participação dos alunos no de correr do trabalho, percebeu-se uma interação satisfatória e a alacridade de estar participando e se surpreendendo com o novo conhecimento adquirido. Que para os alunos era desconhecido e se tornando um novo entendimento quanto os costumes de várias regiões distinta do Brasil e mundial. O que colabora muito nesta nova descoberta são as família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar nesta formação, que muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
            Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar, aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas e com isso interagindo novos conhecimentos e culturas vivenciadas por outros povos, enriquecendo os saberes. Assim, o projeto finalizará com a apresentação onde os alunos mostrarão os seus trabalhos prontos, em forma de seminários explicação do seu cartaz pra a comunidade escolar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores